Coordenador : Franciele Zanandrea
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388843.2206.377221.24012023
Departamento/Setor: TER
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Universitários, professores, pesquisadores, consultores ambientais, representantes de organismos não-governamentais, representantes dos órgãos de Governo em todas suas esferas, representantes de entidades usuárias dos recursos hídricos e demais recursos ambientais, bem como empresas de consultoria em temas ambientais.
Local de atuação: Auditório do Instituto de Computação – Campus da Praia Vermelha/UFF.
Objetivo
Promoção de debates e discussões que forneçam subsídios para redução do risco de desastres, além da divulgação de novos trabalhos que representem avanços na gestão e mitigação dos desastres.
Resumo
A ABRHidro, por meio da Comissão Técnica de Desastres (CTD), realizará entre os dias 6 e 9 de março de 2023, na cidade de Niterói/RJ, o III Encontro Nacional de Desastres (END). O encontro tem como função a integração de pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores ligados ao tema de recursos hídricos em prol de avanços na ciência e benefícios à sociedade. O número de desastres naturais relacionados à água no Brasil é bastante significativo, afetando milhares de pessoas em todo país. Portanto, a realização do III Encontro Nacional de Desastres tem o objetivo de aumentar as discussões acerca dos desastres sob a perspectiva dos recursos hídricos, possibilitando a divulgação e a troca de conhecimentos sobre o tema. Essa edição do evento ocorrerá na cidade de Niterói, de forma presencial. A região serrana do RJ foi cenário de um dos maiores desastres naturais da história do país em 2011, situação em que inundações e movimentos de massa ocasionaram a morte de mais de 900 pessoas. A mesma região foi afetada novamente no ano de 2022, deixando mais de 230 mortos. A alta frequência de ocorrência de desastres naturais tiram a vida de muitas pessoas, e trazem inúmeros prejuízos sociais e econômicos, representando uma questão alarmante para nossa sociedade. Esse ano o tema central do END será: Eventos extremos e sociedade sob a perspectiva das mudanças climáticas, que buscará abordar a influência das mudanças climáticas sobre os eventos extremos e seus efeitos na sociedade.